Artigos

               Vivemos em uma época que, facilmente, conseguimos um diagnóstico
sobre qualquer experiência vivida. Contudo, por outro lado, há uma
superficialidade na compreensão de determinadas dificuldades. Em relação às
crianças o diagnóstico, muito comum, de TDAH vem escondendo a
compreensão do desenvolvimento da criança como um todo, ou seja, as
verdadeiras causas daquelas características que levam à conclusão desse
diagnóstico.
               Sem a compreensão das causas de toda a sintomatologia da criança,
corremos o risco de camuflar as verdadeiras dificuldades e deixarmos para que
elas apareçam mais tarde em forma de uma patologia mais grave ou ainda,
que nunca recebam o atendimento necessário para a resolução do problema.
              O diagnóstico precipitado e o excesso de medicação usado atualmente,
somente tem escondido a compreensão do que realmente importa....

               O corpo registra tudo. A memória do corpo é nossa memória mais arcaica. Nossa história pessoal é um registro de sensações vividas em nosso corpo desde a concepção. Essas sensações, que são expressas inicialmente nas ações da criança, vão aos poucos também sendo sua maneira de pensar no mundo. Os primeiros esquemas de ação são a maneira mais arcaica de pensar.  Na primeira fase da vida, a atividade sensório-motora (sensações e movimentos) e a atividade psíquica estão intimamente unidas: agir é pensar. 
               Se queremos compreender uma criança, precisamos compreender a ação da criança. O sentido dado às ações nos mostra como a construção do “eu” acontece. Toda ação com fundo de prazer é brincar; o brincar permite a expressão da dimensão inconsciente da criança. As brincadeiras possibilitam a expressão simbólica dos conflitos afetivos da criança. Para o desenvolvimento harmonioso da criança deve-se dar-lhe...

               Hoje, a música ensinada às crianças pequenas, para incentivá-las a comer, pode ser um problema, com o aumento crescente e preocupante da obesidade infantil, se não houver uma consciência voltada para: o que comer? E como comer? 

               Aquela visão antiga, de que criança gorda é saudável, vem sendo compreendida como falsa e já observamos pais que estão mais atentos e conscientes do problema. Contudo, observamos também, que a preocupação excessiva e principalmente mal canalizada frequentemente exacerba o problema.

             A obesidade na criança é de fundamental importância, primeiramente porque elas se sentem discriminadas por serem gordas e segundo porque a chance de uma criança gorda se tornar um adulto obeso é enorme!

            Assim, é importante que a família tome consciência dos fatores que vêm contribuindo para o aumento da obesidade no mundo...

              Numa viagem a Minas Gerais, vivi uma experiência mística. E, ainda impregnada daquela luz, em minha viagem de volta comecei a refletir sobre uma frase que li no Memorial de Eurípedes Barsanulfo: “EDUCAR É PARA A VIDA ETERNA”.

               Sempre me fascinou a missão de educar e essa frase nos alerta para o quão nobre e importante é a missão do educador; pois tudo o que se ensina e o que se aprende são para a vida eterna.

               Cada aprendizado é uma experiência de evolução do espírito que é eterno ou imortal.                     Contudo, esta reflexão faz crescer imensamente a responsabilidade na tarefa de educar, considerando que cada aprendizado é uma marca eterna na alma do aprendiz.

             Marcar alguém eternamente nos faz co-responsáveis pela evolução desse ser. Então, urge educar educadores,...

    Estas são perguntas que, mais cedo ou mais tarde, todas as pessoas se fazem. Desta forma, quanto mais cedo buscarmos responder, mais cedo conseguiremos respostas para muitas de nossas angústias, como seres humanos.

    A Psicologia, através de várias Escolas ou linhas de estudos sobre o ser humano busca responder a essas questões por diversas óticas.

    Contudo, nestes quase quarenta anos de Psicologia o instrumento de autoconhecimento que mais me surpreendeu foi o Eneagrama (Enea=nove; grama=gráfico, figura). O Eneagrama é um mapa de personalidade, simbolizado por uma figura que representa três leis universais da matemática, é um conhecimento muito antigo, acredita-se vir dos tempos do filósofo grego Pitágoras, mantendo-se vivo durante 4.500 anos e transmitido de forma oral. Trazido da Ásia para o Ocidente pelo místico e armênio e filósofo George Gurdjieff no início do século XX. A partir daí sendo resgatado e ampliado, por conhecimentos da psicologia, por al...

   Numa viagem a Minas Gerais, vivi uma experiência mística. E, ainda impregnada daquela luz, em minha viagem de volta comecei a refletir sobre uma frase que li no Memorial de Eurípedes Barsanulfo: “EDUCAR É PARA A VIDA ETERNA”.

   Sempre me fascinou a missão de educar e essa frase nos alerta para o quão nobre e importante é a missão do educador; pois tudo o que se ensina e o que se aprende são para a vida eterna.

Cada aprendizado é uma experiência de evolução do espírito que é eterno ou imortal. Contudo, esta reflexão faz crescer imensamente a responsabilidade na tarefa de educar, considerando que cada aprendizado é uma marca eterna na alma do aprendiz.

    Marcar alguém eternamente nos faz co-responsáveis pela evolução desse ser. Então, urge educar educadores, figuras principais do ato de educar. Contudo, o educar, permeia todas as comunicações humanas, assim é fundamental trazer à consciência, a responsabilidade nas relações humanas, dar a devida importância nas...

27 Jul 2016

O Espaço de Desenvolvimento do Ser desabrocha para um novo momento no próximo dia 5, quando reabre oficialmente as portas da unidade de Balneário Camboriú com um coquetel recheado de atrações pitorescas. A casa é um centro terapêutico para compartilhar, transmitir e multiplicar práticas de desenvolvimento positivo. Conduzido há mais de 30 anos pela psicóloga e psicomotricista Neli Maria Tavares, abre espaço para grupos terapêuticos, oficinas, workshops e várias outras vivências que levem ao bem-estar e à qualidade de vida. É um espaço coletivo agradável com salas preparadas para terapias individuais ou em grupo, sejam em ambiente fechado ou aberto.

Com unidade também em Guarapuava, o centro terapêutico já recebeu centenas de pessoas em busca de autoconhecimento e desenvolvimento nas áreas físico-motoras, intelectuais, afetivo-emocionais, espirituais e sociais, o que fortalece cada vez mais o propósito da fundadora: contribuir com o Planeta proporcionando às pessoas uma me...

4 May 2016

Constelação Familiar é uma forma de  terapia potente e eficiente de resolvermos emaranhamentos antigos e liberarmos toda a energia que antes estava presa ou usá-la para vivermos uma vida mais saudável, natural e espontânea. A técnica permite também liberar o indivíduo de uma identificação inconsciente e prejudicial com pessoas que, no passado, foram excluídas do círculo familiar. Permite, ainda, transformar a culpa (e outros sentimentos difíceis de serem superados) em uma força para o bem, por meio do reconhecimento e da aceitação de motivações ocultas.

Desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, este enfoque terapêutico vai mais além da história pessoal, abrindo uma porta para um espaço novo, o espaço da história familiar. Com sua vasta experiência trabalhando com pessoas, observou que dentro do sistema familiar existe uma dinâmica oculta que atua independente do desejo dos seus membros. Descobriu relações surpreendentes entre o passado e o presente. Muitas vez...

A depressão, na sociedade atual, tornou-se tão comum, que o uso de antidepressivos está se tornando algo natural e rotineiro. Contudo, embora o aumento de casos de depressão seja significativo e é uma realidade, muitas dificuldades emocionais são precipitadamente diagnosticadas como depressão.

A pessoa deprimida é incapaz de reagir. Ser incapaz de reagir, distingue o estado depressivo de todas as outras condições emocionais. Em muitos distúrbios energético-emocionais, encontramos episódios depressivos sem se configurar num quadro de depressão. Vivemos em uma época em que é raro alguém que não tenha tido um episódio depressivo.

O que faz com que os sintomas depressivos assolem a sociedade atual? A depressão é, atualmente, comum, porque as pessoas perseguem objetivos irreais, que não têm uma relação direta com suas necessidades básicas como seres humanos. Toda pessoa precisa de acolhimento, de amor e precisa sentir que seu amor é aceito. Amor e carinho nos relacionam com o mun...

1 May 2008

As transformações que vêm ocorrendo no mundo contemporâneo trazem novos desafios para a educação. O mercado de trabalho exige competitividade e busca de vantagens, em contrapartida, a sociedade carece de solidariedade, respeito ao ser humano e reconhecimento da diferença. Esse contexto faz pensar em uma educação que leve em conta à diversidade humana e que viabilize a integração entre motricidade, afetividade e inteligência.

Um dos maiores desafios educacionais contemporâneos é compreender a existência humana no mundo, estabelecendo uma relação afetiva entre os seres e entre estes e as coisas que os cercam.

A educação não pode mais limitar-se, no seu processo essencial, no processo de ensino de transmissão de saberes. Hoje, é importante focalizar o processo na evolução da pessoa.

Assim, repensar a escola é, evidentemente, repensar a formação de educadores, que da mesma forma não pode ser somente através do acumulo de conhecimento, mas também uma formação que leve em conta sua...

Please reload

Arquivo
Please reload