Psicoterapia Individual
Campo de autoconhecimento e superação

Psicóloga Neli Maria Tavares

A Psicoterapia Individual propicia o estabelecimento de uma relação de ajuda, criando um campo favorável ao crescimento e amadurecimento pessoal. É um espaço de aprendizado, com instrumentos que podem ter função de orientação e educação para a vida. É um modo de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um. Assim, é possível compreender e mudar os padrões de relacionamento interpessoal.

 

Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos, favorecendo a ocorrência de inúmeras doenças. A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais e outros. É um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da Psicologia e da Psicopatologia na clínica psicológica, sendo também chamada de Psicologia Clínica.

 

A Psicologia Clínica ocupa um lugar fundamental na área da saúde, por oferecer uma visão integrada do ser humano. Através de várias técnicas, a partir dos pressupostos teóricos das Escolas da Psicologia Humanista e Transpessoal, buscamos uma Psicologia Integral que contempla o ser humano em todas as suas dimensões: física, mental, emocional, sociocultural e espiritual. Não é possível falar em doenças orgânicas sem uma consideração pela dimensão psicológica e emocional, sendo evidente a natureza psicossomática da existência humana.

 

Já há algum tempo as pesquisas científicas tem demonstrado que as experiências de vida influenciam diretamente o processo de ativação genética, assim como influenciam as mudanças estruturais que ocorrem no cérebro. Deste modo, torna-se cada vez mais artificial a distinção entre doenças mentais e doenças orgânicas. Cada ser humano – psicossomático por natureza – vive uma história de interações, encontros e acontecimentos em que as doenças, quer se manifestem mais no corpo ou na mente, sofrem forte influência dos desequilíbrios existenciais e de soluções inadequadas de vida. Os aspectos psicológicos participam não somente da formação de muitas doenças como tem um papel fundamental na sua recuperação.  A psicoterapia oferece recursos importantes para uma compreensão mais ampla do processo de adoecimento assim como estratégias para uma vida mais saudável e integrada.

Indicações

 

- Tratamento de transtornos psicológicos como transtorno do pânico, fobias, transtorno dissociativo, depressão, anorexia, estresse pós-traumático etc.

- Tratamento de transtornos de personalidade  como transtorno borderline, transtorno esquizóide, transtorno paranóide etc;

- Trabalho sobre conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psicológico;

- Elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, crises profissionais etc) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento etc.);

 

Benefícios

 

- Desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento, aprendendo a dialogar com os estados internos;

- Desenvolvimento da capacidade de auto-observação e auto-reflexão;

- Sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si, novos modos de compreender e conduzir a própria vida;

- Desenvolver habilidades interpessoais; 

- Fortalecimento psicológico – ampliação da resiliência – para aumentar a tolerância;

- Favorecer a saúde integral, física e psicológica;

- Busca de sentido existencial;

- Amadurecimento psicológico.

Que tal promover um encontro consigo? 
Reseve um horário agora mesmo!