Artigos

PRAZER DE AGIR, PRAZER DE PENSAR E TRANSCENDER. (PSICOMOTRICIDADE DE ORIENTAÇÃO TRANSPESSOAL)

 

               O corpo registra tudo. A memória do corpo é nossa memória mais arcaica. Nossa história pessoal é um registro de sensações vividas em nosso corpo desde a concepção. Essas sensações, que são expressas inicialmente nas ações da criança, vão aos poucos também sendo sua maneira de pensar no mundo. Os primeiros esquemas de ação são a maneira mais arcaica de pensar.  Na primeira fase da vida, a atividade sensório-motora (sensações e movimentos) e a atividade psíquica estão intimamente unidas: agir é pensar. 
               Se queremos compreender uma criança, precisamos compreender a ação da criança. O sentido dado às ações nos mostra como a construção do “eu” acontece. Toda ação com fundo de prazer é brincar; o brincar permite a expressão da dimensão inconsciente da criança. As brincadeiras possibilitam a expressão simbólica dos conflitos afetivos da criança. Para o desenvolvimento harmonioso da criança deve-se dar-lhe possibilidades de existir, oferecendo condições favoráveis para comunicar, expressar, criar e pensar.
               A PSICOMOTRICIDADE nos permite, através do movimento e do sentido da ação, vislumbrar estratégias para o desenvolvimento do potencial humano nos primeiros anos de formação desse ser. A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL nos abre a perspectiva de que somos seres de potencial infinito, pois a essência do nosso ser sustenta um potencial ilimitado e que podemos ativar qualquer um desses potenciais.
               Ao longo de mais de 30 anos de prática clínica com crianças, venho buscando uma psicologia integral que contemple todas as dimensões do ser humano. Assim nos últimos anos desenvolvi a PSICOMOTRICIDADE DE ORIENTAÇÃO TRANSPESSOAL.
               A PSICOMOTRICIDADE DE ORIENTAÇÃO TRANSPESSOAL (P.O.T.) busca o desenvolvimento das potencialidades próprias de cada ser. É uma terapia do movimento que, através das ações e da brincadeira, vai além da integração corpo/mente para abranger a Unidade Cósmica. A visão transpessoal permite um olhar para toda a plenitude do ser. A própria palavra “transpessoal”, significa “que ultrapassa, transcende” a personalidade. A P.O.T. cuida do corpo sem esquecer que ele tem um espírito. E cuida do espírito sem ignorar que ele manisfesta-se na matéria. A inclusão da dimensão espiritual na psicomotricidade amplia para uma visão multidimensional do ser humano, possibilitando desenvolver um trabalho terapêutico mais eficaz e de grande ajuda na maturação psicológica da criança (Neli Maria Tavares: Especialista na compreensão e desenvolvimentoDa criança através das ações e da brincadeira).

 

 


 

Please reload

Arquivo
Please reload