top of page

Artigos

Quem sou eu? Por que sou assim? Por que me sinto assim?

Estas são perguntas que, mais cedo ou mais tarde, todas as pessoas se fazem. Desta forma, quanto mais cedo buscarmos responder, mais cedo conseguiremos respostas para muitas de nossas angústias, como seres humanos.

A Psicologia, através de várias Escolas ou linhas de estudos sobre o ser humano busca responder a essas questões por diversas óticas.


Contudo, nestes quase quarenta anos de Psicologia o instrumento de autoconhecimento que mais me surpreendeu foi o Eneagrama (Enea=nove; grama=gráfico, figura). O Eneagrama é um mapa de personalidade, simbolizado por uma figura que representa três leis universais da matemática, é um conhecimento muito antigo, acredita-se vir dos tempos do filósofo grego Pitágoras, mantendo-se vivo durante 4.500 anos e transmitido de forma oral. Trazido da Ásia para o Ocidente pelo místico e armênio e filósofo George Gurdjieff no início do século XX. A partir daí sendo resgatado e ampliado, por conhecimentos da psicologia, por alguns psiquiatras e psicólogos como Oscar Ichazo e Cláudio Naranjo, os quais contribuíram para o Eneagrama como o conhecemos hoje.


O Eneagrama é um instrumento transformador que responde às questões acima (Quem sou eu? Por que me sinto assim?). Mas, sua especial riqueza é que, muito mais que um instrumento de autoconhecimento, ele é um caminho de crescimento e evolução do ser humano. Por ser dinâmico, vai muito além de ser uma chave de leitura para a pessoa se entender; apontando pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a desenvolver suas potencialidades e lidar melhor com seus pontos fracos.

Num primeiro momento, o eneagrama propõe a descoberta, por cada pessoa, do seu Tipo (qual o ego ou personalidade que cada um construiu), mas ele é muito mais que uma tipologia, para em seguida abordar o caminho de crescimento próprio para cada um. Por ser um instrumento que se situa como ponte entre a Psicologia e a Espiritualidade, uma terceira etapa conecta cada ser humano à sua própria Essência. Configurando-se assim um caminho de crescimento emocional e espiritual.

Fazemos este trabalho através de workshops, de uma forma vivencial, leve e divertida, mas profunda. Compreendendo de forma prática as características de nosso ego ou personalidade, como é o nosso PENSAR, nosso SENTIR, nosso INTUIR e nosso AGIR, contemplamos e integramos aí, as várias dimensões do ser humano.


Desde a infância, repetimos um padrão de comportamento por que isso nos pareceu mais seguro e confortável, pois isso nos garantiu aceitação por parte dos adultos, porque desse jeito acreditamos que receberíamos mais amor, mais segurança, reconhecimento ou valorização. E acabamos reforçando esses hábitos e repetindo esses padrões, mesmo quando isso não é necessário. Assim, nos tornamos escravos de nós mesmos, robôs, condicionados pelo ciclo, vicioso, que construímos ao longo da vida. Que nos faz sofrer, mas do qual temos dificuldade de nos libertar. Isso é o mais importante de todo o processo que o ENEAGRAMA propõe: tornar-se consciente das suas atitudes e padrões de comportamento, para assim poder viver e agir de forma mais livre e mais responsável.


Arquivo
bottom of page