top of page

Artigos

Cura pela orientação interior | depressão

Artigo sobre depressão

A depressão, na sociedade atual, tornou-se tão comum, que o uso de antidepressivos está se tornando algo natural e rotineiro. Contudo, embora o aumento de casos de depressão seja significativo e é uma realidade, muitas dificuldades emocionais são precipitadamente diagnosticadas como depressão.

A pessoa deprimida é incapaz de reagir. Ser incapaz de reagir, distingue o estado depressivo de todas as outras condições emocionais. Em muitos distúrbios energético-emocionais, encontramos episódios depressivos sem se configurar num quadro de depressão. Vivemos em uma época em que é raro alguém que não tenha tido um episódio depressivo.

O que faz com que os sintomas depressivos assolem a sociedade atual? A depressão é, atualmente, comum, porque as pessoas perseguem objetivos irreais, que não têm uma relação direta com suas necessidades básicas como seres humanos. Toda pessoa precisa de acolhimento, de amor e precisa sentir que seu amor é aceito. Amor e carinho nos relacionam com o mundo e nos dão a sensação de pertencermos à vida.. A auto-expressão é outra necessidade básica do ser humano. Auto-expressão significa expressão de sentimentos.

Muito de nossas vidas é vivido na irrealidade; muito, de nossas energias, é devotado à busca de objetivos irreais. Enquanto um objetivo irreal persistir no inconsciente e no comportamento ativo, a depressão será inevitável. Vivemos numa era de vazio interior, onde afeto, intimidade, estão substituídos por normas e atividades sociais convencionais. Por ser, essencialmente, um ser de relação e estar imerso num universo relacional, o homem constrói sua natureza humana, através de sua relação com a natureza e com o outro.

À medida que o homem, usando sua inteligência, desenvolve tecnologias para melhorar o seu bem estar, ironicamente, afasta-se cada vez mais de si, mecaniza-se, automatiza-se. Criando cada vez mais, um maior distanciamento da natureza humana, aumentando seu vazio interior. Insisto em dizer que a reconstrução de um mundo, perdido, adoentado, não depende de tecnologia, de conquistas materiais e sim de resgatar urgentemente a sua própria humanidade. Resgatar a humanidade do homem é reencontrar a esperança de se bem viver, em condições de manter o essencial equilíbrio entre o universal e o individual.

Esperança – está aí algo que falta, que as pessoas nesta época estão perdendo. A pessoa com depressão perdeu a esperança. Para dar sentido à sua existência, o seu espaço existencial, seu valor como pessoa precisa ser resgatado. É voltar a ter esperança.

Para tanto é imprescindível cada um compreender o sentido da vida para si. E aqui nos voltamos para aquela tão antiga, mas tão atual frase: “Conhece-te a ti mesmo”. O auto-conhecimento torna-se mister, se quisermos compreender profundamente nossos sentimentos, para encontrarmos o verdadeiro sentido da vida para nós e reencontrarmos a esperança.

Em relação à predisposição à depressão, observa-se que, a pessoa orientada pelo exterior é bem mais vulnerável á depressão do que a pessoa orientada pelo seu interior. A pessoa com orientação interna, tem uma sensação de si mesma mais forte e profunda. Ao contrário da pessoa direcionada pelo exterior, as suas atitudes não são facilmente influenciadas pelas mudanças dos padrões de seu ambiente. Sua personalidade tem uma estabilidade e uma ordem interna e se apóia na base firme do autoconhecimento e auto-aceitação.

Uma das diferenças entre a pessoa com uma orientação interior e a de orientação exterior é onde ela coloca a sua fé. A pessoa com orientação interior coloca a sua fé em si mesma. A fé pode ser vista como um aspecto do sentir. Quanto mais se sente, mais forte é a fé. Não se sente a fé. O que normalmente se sente, são as diferentes emoções. Quando se age com uma emoção ou sentimento forte, está se agindo com fé: fé na validade do sentimento, fé em si mesmo. Para superar sua tendência depressiva, a pessoa terá de tornar-se uma pessoa orientada interiormente.

Quando uma pessoa se torna deprimida, tem-se uma indicação clara de que ela não está se mantendo em seus próprios pés. Muitas pessoas são ajudadas a superar suas depressões pela psicoterapia, a qual ajuda a entrar em contato com seus sentimentos, seu ser profundo. Isto a ajuda a recuperar a posse de si mesma e a independência.

Arquivo
bottom of page